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Entenda o que é o método lean startup e como ele pode ser útil para o seu negócio
No universo da administração, os empreendedores aprendem que, para começar um negócio, devem fazer um plano de negócios. Isso é: um longo texto descrevendo a oportunidade, o problema que o negócio resolverá e a solução proposta pela empresa que nascerá. O plano também precisa ter projeções de receita, lucro e fluxo de caixa para os cinco anos seguintes. O movimento Lean startup chegou para colocar tudo isso em cheque.
Em geral, o empreendedor que tem uma ideia de negócio, depois de fazer o seu plano de negócios, apresenta a ideia a investidores, capta recursos, monta sua equipe e parte para a produção para, em seguida, lançar o produto no mercado. O problema é que é muito comum isso não dar certo e o resultado ser muito esforço e dinheiro jogado no lixo. Mais uma vez, o movimento Lean Startup vai na contra mão do que é ensinado.
Afinal, o que é Lean Startup?
A palavra lean pode ser traduzida como “enxuta”, então, Lean startup significa, numa tradução livre, startup enxuta. Esse conceito, no universo da administração, envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos e está muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia.
Mas, recentemente, Eric Ries, ressignifiou o conceito unindo ideias de marketing, tecnologia e gestão com o objetivo para criar uma metodologia mais universal, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de empresa – inclusive empresas de grande porte, como uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do empreendimento.
A metodologia Lean Startup apresenta ao empreendedor alguns novos conceitos, como o MVP, a ideia de pivot e métodos mais ágeis de interação com clientes.
Como usar a medotologia Lean Startup?
Essa metodologia pode ajudar muito o empreendedor a desenvolver e lançar novos produtos no mercado. De acordo com Steve Blank, professor associado da Stanford University, neste artigo, o método Lean Startup está apoiado em três importantes pilares:
Em primeiro lugar, o empreendedor deve estar ciente de que antes de lançar seu produto – mesmo que tenha feito muita pesquisa – não tem nada além de hipóteses que precisa comprovar. Então, em vez de consolidar um longo relatório – o Plano de Negócios – a metodologia propõe que o empreendedor use uma ferramenta chamada Canvas para montar o seu modelo de negócio. Basicamente, o Canvas é um diagrama que mostra como a empresa cria valor para si e para os clientes.
Em segundo lugar, o empreendedor deve testar as suas hipóteses com a abordagem chamada de “desenvolvimento com clientes”, ou customer development. Isso significa que a empresa conversará com potenciais usuários, compradores e parceiros para pegar sua opinião sobre todo e qualquer elemento do modelo de negócios, incluindo características do produto, preços, canais de distribuição e estratégias econômicas de aquisição de clientes. Para fazer isso, o empreendedor deve montra um MVP (passaremos por isso mais adiante).
Por fim, a startup enxuta adota o chamado “desenvolvimento ágil”, que anda de mãos dadas com o desenvolvimento com o cliente. No desenvolvimento ágil, não há perda de tempo ou de recursos, pois o produto é desenvolvido de forma iterativa e incremental.
Enfim, tudo gira em torno de interação com o cliente, testes parta validar hipóteses e melhorias ao longo do processo – tudo isso antes de lançar definitivamente seu produto.
O que é MVP?
Um dos grandes erros cometidos por empreendedores é não testar e validar seus palpites antes de investir no lançamento de novos produtos. Para evitar isso e não perder tempo e dinheiro, entender e aplicar o conceito de MVP é fundamental.
Um MVP (Minimum Viable Product, ou “Produto Mínimo Viável”) é como uma versão beta de um produto, desenvolvida de forma ágil e econômica para ser apresentada ao seu público-alvo e receber feedbacks. Trata-se de uma excelente ferramenta para obter informações sobre o seu mercado e validar premissas.
Lembra que falamos agorinha sobre testar hipóteses, pegar feedbacks do cliente e melhorar o produto antes de lançar? Então, o MVP é o seu instrumento de teste. Ele vai te ajudar a antecipar problemas, ou até redefinir a estratégia do seu negócio. A seguir, alguns pontos para te ajudar a fazer o seu MVP:
Formule hipóteses para validar: O grande objetivo de desenvolver um MVP é justamente validar premissas sobre o mercado antes de investir em um produto e lançá-lo, então, antes de pensar sobre como será o seu MVP, que tal pensar sobre o que você quer aprender com ele e formular hipóteses claras? Mas, atenção: se um empreendedor ainda não é capaz de formular hipóteses sobre seu público consumidor e sua proposta de valor, então ainda não é hora de fazer um MVP.
Entenda o seu mercado: mergulhe nos indicadores macro e micro do seu público, tenha um perfil ideal de cliente claramente definido, entenda o contexto em que sua empresa está inserida, descubra quem são os seus possíveis concorrentes e quais soluções estão ofertando. Quanto mais você se aprofundar no universo do qual seu produto e clientes fazem parte, melhor para você.
Defina indicadores e estabeleça métricas: a partir dos dados coletados em sua pesquisa prévia, defina quais indicadores e métricas você vai utilizar para avaliar o desempenho do seu MVP a partir da interação com o seu público-alvo.
Pense nas funcionalidades do seu MVP: o MVP precisa encontrar um equilíbrio entre o tempo, os recursos investidos para o seu desenvolvimento e a forma como a proposta de valor do produto será apresentada para o cliente.
Não desista: Apesar de encontrar um MVP não ser uma tarefa simples, e sim um resultado de diferentes interações, tentativas, modificações e erros, uma vez que você consiga validar suas hipóteses, o investimento valerá a pena. Sem contar a grande economia que você terá feito ao não investir seus recursos em um produto sem mercado.
Não tenha medo de errar: o MVP é o momento em que o empreendedor poderá errar e encontrar soluções para seus erros, sempre com o objetivo de melhorar seu produto final para que ele realmente solucione um problema de seu público-alvo e se destaque no mercado. Se o seu MVP indicou que o seu produto não está pronto para ser lançado no mercado, então é hora de incorporar esses aprendizados e melhorar.
Testando antes, você aumenta muito suas chances de sucesso.
Apesar de não existir uma fórmula garantida de sucesso para uma empresa que vai lançar um novo produto, o método Lean Startup pode ser muito útil para o seu negócio. Ele te ajuda a ter agilidade para testar sua ideia com seu público alvo de uma forma mais rápida e econômica.
Fonte: https://endeavor.org.br/lean-startup/
Editado em: 10.07.2016