Educação Empresarial - Liderança. Tudo para inspirar seu time a ter cabeça de dono

Educação Empresarial - Liderança. Tudo para inspirar seu time a ter cabeça de dono

Educação Empresarial - Liderança. Tudo para inspirar seu time a ter cabeça de dono

A frase de Robert Levering, co-fundador da Great Place to Work,  resume a principal tendência de  liderança corporativa, que está revolucionando a gestão de recursos humanos nas melhores empresas para trabalhar no mundo todo: um olhar mais profundo para o ser humano.

Essa tendência acompanha os movimentos sociais, as novas tecnologias que multiplicam oportunidades de comunicação, o comportamento das novas gerações e, principalmente, a chegada de líderes empreendedores ao mercado, sejam eles os donos ou não.

Uma empresa pode se sustentar oferendo remuneração e benefícios básicos, mas é chegada a hora de buscar o intangível: relacionamento, sonhos, envolvimento, emoções. Porque lidar com gente envolve o ser e o ser precisa de outras motivações.

O que significa ter liderança?

Nem sempre as lideranças de uma empresa estão no topo da pirâmide. Os líderes se formam naturalmente entre as pessoas, porque suas atitudes são vistas como positivas e inspiradoras pelos demais. Inclusive, a maioria deles está num posto médio na hierarquia das empresas. Segundo John C. Maxell, em seu livro “O Líder 360°”, esse numero é muito maior: 99% de toda a liderança vêm do escalão médio das organizações. No entanto, cargos de gestão também devem ser de liderança. Há uma série de comportamentos e atitudes “de líder” que podem ser aprendidos, basta exercitar.

Mas eu sou chefe ou líder?

O que se acredita hoje é que líderes sejam influências positivas, pessoas a serem seguidas e que pensam no fortalecimento do todo. Chefes, por outro lado, têm o estigma do carrasco, temidos e ao mesmo tempo desprezados. Mas essa dicotomia não precisa existir.

NEM TODO LÍDER É CHEFE, MAS TODO CHEFE PRECISA SER UM LÍDER

Empreendedores, por exemplo, ao assumirem uma posição de comando, precisam prezar pelo cumprimento de certas políticas, processos e metas. Ao mesmo tempo, precisam engajar todo mundo em um sonho, guiar os funcionários rumo ao crescimento.

Se o chefe constrói empresas, o líder é quem constrói times, a pessoa que serve de modelo para os demais. E um equilíbrio é fundamental, pois reconhece a importância das pessoas, mas também preza pelo atingimento de um objetivo maior. O líder-chefe demonstra a visão geral e propõe discussões e mudanças. As decisões nem sempre estão em suas mãos, e nem sempre são escolhidas aquelas que ele tomaria. Mas, por inspirar e promover a transparência, normalmente as pessoas seguem suas convicções.

Cinco Lições para os Líderes

O momento para a cultura do local de trabalho chegou. Os líderes de negócios de todo o mundo estão pensando ativamente na criação de culturas de trabalho que têm um notável, mensurável ​​e inegável impacto no seu sucesso empresarial.

A Great Place to Work divulgou um documento onde relaciona 05 lições para que os líderes construam um excelente ambiente de trabalho:

1- A vida dos seus funcionários está em jogo.

2- As melhores empresas estão liderando com valores compartilhados, não com regras e diretrizes.

3- Ser reconhecida como a melhor empresa é menos sobre “regalias” e mais sobre a experiência do funcionário.

4- Os líderes precisam estar a bordo de um excelente ambiente de trabalho para a cultura prosperar.

5- Quando se trata dos seus funcionários, seja generoso.

 

Fonte: https://endeavor.org.br/lideranca/

Editado em: 11.10.2015