Suporte de RH - 6 Maneiras de Avaliar Habilidades e Competências

Suporte de RH - 6 Maneiras de Avaliar Habilidades e Competências

Suporte de RH - 6 Maneiras de Avaliar Habilidades e Competências

As empresas têm de se adaptar rapidamente ao ambiente em mudança. Assim como os funcionários dessas empresas. Para facilitar a mudança, os gerentes de RH devem saber exatamente quais são as habilidades que cada equipe da empresa já possui e que competências estão faltando. Com base nessas informações, eles podem organizar treinamentos e seminários - para preencher as lacunas nos conhecimentos e habilidades. Aqui estão apenas algumas maneiras pelas quais você, como gerente de RH ou proprietário de uma empresa, pode avaliar as habilidades e competências dos funcionários.
1. Dê a seus funcionários um teste
Esta é uma forma bastante tradicional e eficiente de avaliar o conhecimento técnico e teórico. No entanto, tais testes são conduzidos em condições de "laboratório", de modo que não dão a imagem precisa se o empregado será capaz de usar o conhecimento na vida real ou não. Use esse teste, mas apenas ocasionalmente - caso contrário, você pode se decepcionar quando se trata de condições mais realistas.
2. Peça para preparar auto-avaliação
Você pode enviar a seus funcionários um questionário que eles devem preencher por si mesmos . Por um lado, mostra não apenas suas habilidades, mas também sua auto-percepção. Por outro lado, você pode não se beneficiar de tal ponto de vista subjetivo em qualquer maneira: a avaliação muito otimista ou pessimista. Assim, este método deve ser usado em combinação com algum outro, mais objetivo.
3. Obter feedback das equipes
Há alguma subjetividade no que os membros da equipe diriam, mas é certamente mais objetivo do que apenas confiar na opinião de uma pessoa! Peça aos funcionários que compartilhem seus comentários sobre o desempenho de cada um (certifique-se de que não é pessoal!) E veja se cada um deles pode fazer seu trabalho em um nível elevado.
4. Colocá-los em situações reais
A maneira mais eficiente de treinar e avaliar habilidades - nada pode ser melhor do que a prática. Mas e se você simplesmente não pode arriscar e deixar o "teste" até que chegue o momento. E se, nestas condições de tempo real, o seu empregado falhar? Você pode assumir esse risco? Para se certificar de que seus funcionários são capazes de executar a tarefa é mais seguro começar com outros métodos. No entanto, se você tem certeza de alta qualificação de sua equipe, você pode colocá-los em condições de vida real para desafiá-los e verificar a sua proficiência.
5. Deixe-os jogar um jogo de negócios
A tendência atual do uso de games para educação penetrou vários aspectos de nossas vidas. Hoje em dia não só as crianças jogam os jogos, e muitos jogos não têm apenas função de entretenimento, mas também servir objetivos profissionais e são criados para adultos.
6. Solicitar feedback dos clientes
Um tipo de teste da vida real da situação. A diferença é que você avalia as ações depois de terem sido realizadas. É uma boa maneira não só para ver como seu funcionário funciona, mas também para se comunicar com o cliente e aprender mais sobre suas necessidades. Use esta grande oportunidade, mas certifique-se de que sua equipe já tem habilidades suficientes para ser testado com este método.
Cabe a cada organização escolher o melhor método. Normalmente, a combinação de alguns deles seria o mais ideal. Dependendo da habilidade que você precisa testar e das condições (tempo, recursos, etc) em que você está - você pode escolher um dos métodos oferecidos acima ou compartilhar conosco o método que você está praticando.


Fonte: https://www.ibdin.com.br/single-post/2017/03/27/6-Maneiras-de-Avaliar-Habilidades-e-Competências
Editado em: 18.06.2017