A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 272

Suporte de RH - Como contratar os profissionais certos para uma empresa inovadora?

Suporte de RH - Como contratar os profissionais certos para uma empresa inovadora?

Suporte de RH - Como contratar os profissionais certos para uma empresa inovadora?

Os processos de recrutamento e seleção ganharam importância estratégica dentro do mundo corporativo desde o momento quando o capital humano foi compreendido como um grande diferencial competitivo para as empresas.

Escolhas acertadas podem garantir a formação de equipes de alta performance e, consequentemente, o crescimento e o sucesso dos negócios. Quer saber como contratar os profissionais certos para a sua empresa inovadora? Confira neste texto:

Saiba o que buscar em um profissional

A seleção de colaboradores capacitados e engajados é sempre um grande desafio para os recrutadores, em especial em um mercado altamente dinâmico e veloz, onde a inovação e criatividade passaram a ser características exigidas por diversas organizações. Vários aspectos devem ser considerados além do conhecimento técnico. Competências comportamentais complementam o perfil do profissional ideal, e algumas habilidades se tornaram necessárias independentemente do cargo, do segmento ou da área da atuação do profissional.

Maturidade, equilíbrio emocional, potencial de liderança, identificação com a empresa e motivação são apenas algumas das características importantes. Desse modo, é possível perceber que contratar os profissionais certos é uma tarefa bastante complexa, principalmente para empresas com cultura de inovação. E, para assegurar a qualidade e a eficiência desse processo, é adequado seguir algumas recomendações.

Crie uma identidade corporativa

Toda empresa deve criar uma identidade própria, que a diferencie das demais e coloque-a como referência no mercado. Para que isso seja possível, é essencial reforçar a cultura, a missão e os valores da empresa, interna e externamente. A identidade corporativa é responsável pela imagem da organização e também por atrair profissionais que compartilham os mesmos ideais, facilitando o processo de recrutamento. Assim, os aspectos de gestão relacionados à inovação precisam ser divulgados e fomentados constantemente.

Construa uma boa reputação

Construir uma reputação de boa empregadora é essencial para atrair candidatos potenciais, capacitados e identificados com os valores da empresa. Assim, é importante investir em práticas de gestão de pessoas que colaborem para um clima organizacional produtivo e altos níveis de satisfação dos colaboradores, além de um marketing externo que faça uso de redes sociais, páginas e blogs para fortalecer a imagem corporativa.

Faça o detalhamento do perfil ideal

A primeira etapa de um processo de recrutamento eficiente é a definição do perfil ideal do profissional a ser selecionado. É importante listar fatores tradicionais, como experiências anteriores, conhecimentos técnicos, cursos, certificações e especializações, bem como as competências comportamentais que serão mais exigidas no dia a dia desse colaborador. Pensamento criativo, comunicação interpessoal, poder de persuasão e negociação, resiliência, análise crítica, equilíbrio emocional, capacidade de estabelecer relacionamentos produtivos, espírito de equipe, maturidade e motivação são habilidades bastante solicitadas.

Padronize o processo de recrutamento e seleção

A padronização é necessária para assegurar um bom processo de seleção. Por meio de recrutadores preparados e ferramentas adequadas, é possível estabelecer parâmetros reais e eliminar a subjetividade. É importante cuidar da identificação do perfil profissional do candidato, da aplicação de testes e dinâmicas, e também garantir a realização de entrevistas estruturadas, com questões bem elaboradas.

Divulgue nos canais adequados

Outro aspecto a ser considerado é a divulgação das vagas de forma coerente ao perfil procurado. Os canais utilizados devem servir para aumentar as chances de atrair currículos interessantes. Atualmente, já é possível contar com sites específicos para busca de profissionais de determinadas áreas de atuação, além de redes sociais dedicadas a esse fim.

Crie um banco de talentos

É interessante investir em um sistema para coleta de currículos, mesmo quando não há vagas abertas. Normalmente, no próprio site da empresa, o candidato pode preencher um formulário padrão com seus dados profissionais, e essas informações ficam armazenadas. Dessa forma, é mais fácil analisar os currículos recebidos e separar os potencias talentos, separando esses candidatos em arquivos especiais. Assim, quando a vaga surgir, é possível entrar em contato com o profissional rapidamente.

Invista no desenvolvimento da carreira

Profissionais talentosos costumam ter um plano de carreira. Assim, é importante que a empresa ofereça condições de desenvolvimento, seja através de programa de treinamentos e qualificação, com base no perfil do colaborador, como também por meio de delegação de responsabilidades, envolvimento em novos projetos e experiências. A finalidade deve ser preparar esses talentos para futuras oportunidades dentro do plano de sucessão corporativo.

Seguindo essas sugestões, é mais fácil contratar os profissionais certos para uma empresa inovadora, pois são práticas que aumentam o interesse das pessoas em trabalhar nesse empreendimento.

Fonte: http://tutano.trampos.co/7533-como-contratar-os-profissionais-certos-para-uma-empresa-inovadora/?trk=pulse-det-art_view_ext

Editado em: 01.11.2015